O que é Mandriva Linux

O Mandriva Linux é um sistema operacional voltado para todos os tipos de usuários, desde aqueles que estão usando um microcomputador pela primeira vez até para os mais experientes. Não importa qual seja o seu equipamento, pode ser um desktops, um notebooks, um servidor, ou até mesmo um netbooks. O Mandriva Linux é voltado para qualquer equipamento que precise de um sistema operacional de microcomputador para funcionar.

O Mandriva Linux é desenvolvido tanto para uso doméstico como para ambientes corporativos, empresariais e até educacional.

Seja livre, use Mandriva Linux!

Histórico do Mandriva Linux

O Mandriva, ou melhor, a Mandriva S.A. é resultado da fusão de duas empresas de Software Livre ocorrida em 2005, a MandrakeSoft e a Conectiva.

A Conectiva foi fundada em 1995, por um grupo de profissionais experientes em tecnologia, principalmente no sistema operacional UNIX, e tornou-se a pioneira na distribuição de Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. Iniciou suas atividades com o nome de Conectiva Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas Ltda. Em 25 de Outubro de 1999, com a entrada de recursos de investidores, a empresa transformou-se numa sociedade anônima passando a utilizar a razão Social Conectiva S.A.¹

Por sua vez, a MandrakeSoft surgiu em 1998 com a intuição de fazer um Linux para todos porque ele era e é muito conhecido por ser altamente estável e poderoso, porém utilizando-se de muitos comandos em modo texto, então a MandrakeSoft viu uma oportunidade nisso e a sua versão Linux passou a utilizar os comandos também de forma gráfica e facilmente.

Em 2005 foi anunciada aquisição da Conectiva pela francesa MandrakeSoft, que no mesmo ano, passou a operar com o nome Mandriva e a sua distribuição como Mandriva Linux. A subsidiária brasileira atua como Mandriva Conectiva.

Linux? Software Livre? O que é isso?

Mandriva vs. Windows

O Mandriva Linux é uma distribuição Linux considerada pela crítica como uma alternativa viável no mesmo nível de outros sistemas operacionais concorrentes chegando até receber a denominação de Windows Killer por alguns. Atualmente o Mandriva Linux é o sistema operacional de código aberto usado para substituir o Microsoft Windows XP, Microsoft Windows Vista e Microsoft Seven (7) por ser extremamente amigável, fácil de usar e com uma gama enorme de programas disponível, além de uma excelente documentação disponível.

Diferenciais do Mandriva em relação à outras distribuições Linux

Os grandes diferenciais do Mandriva Linux hoje são:

  • Existência de diversas edições (clique aqui para ler sobre o assunto), tais como a One, Free, Powerpack e Flash;
  • Comunidade forte e atuante em língua portuguesa (clique aqui para aqui conhecer);
  • Um dos maiores repositórios de pacotes Linux disponíveis;
  • Centro de Controle do Mandriva (MCC) - ferramenta que controla todo o sistema;
  • Suporte a diversas línguas;
  • Atualizações constantes e lançamento de nova versão periodicamente;
  • Possuir uma versão empresarial (Mandriva Enterprise Linux) voltado para a necessidade de cada cliente com um excelente suporte.

Como obter o Mandriva Linux

Para fazer o donwload do Mandriva Linux clique aqui.

¹http://www.mandriva.com.br/





Ir p/ índices

Clique aqui p/ se cadastrar neste Wiki de Docs-MANDRIVA-Br e participe na elaboração de textos de ajuda ao Mandriva Linux


Clique aqui para se cadastrar no FÓRUM MANDRIVABRASIL e dar sugestões ou discutir suas dúvidas sobre o Mandriva Linux

 

Fatal error: Allowed memory size of 94371840 bytes exhausted (tried to allocate 86 bytes) in /home/elyezer/www/docs.mandriva-br.org/inc/auth/plain.class.php on line 293